segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Projeto de Lei propõe que Ceasa/RN faça exame para constatar a presença de agrotóxicos em alimentos

O deputado Agnelo Alves propôs um Projeto de Lei que visa a obrigatoriedade da realização de exame para constar se existe resíduo de agrotóxicos nos produtos comercializados pelas Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (Ceasa/RN). A matéria sugere que as hortaliças, frutas e/ou legumes passem por seis exames durante o mês e tal avaliação deve ser executada por um laboratório técnico habilitado para a tarefa. O Projeto de Lei deve tramitar pelas Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa e só depois será votado no Plenário da Casa.

Em sua justificativa, Agnelo Alves diz todos os alimentos destinados ao consumo humano ou animal ficam sujeitos a um limite máximo de resíduos de agrotóxicos (LMR) na sua composição, de forma a proteger a saúde animal e humana. Segundo ele, o consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos envolve riscos que podem ser cumulativos e até desconhecidos. “É importante que o consumidor tenha certeza da segurança dos alimentos que leva para casa. Para que isso aconteça é importante estimular uma mudança de comportamento dos produtores em relação ao uso seguro de agrotóxicos, pois é praticamente impossível para o consumidor reconhecer um produto que recebeu a pulverização de produtos não permitidos ou além do limite autorizado”, disse.

O Projeto de Lei nº 0214/2011 ainda estabelece a Vigilância Sanitária Estadual deverá definir semestralmente a relação com até seis hortaliças, frutas e/ou verduras que estarão sendo submetidas aos exames na Ceasa/RN. Além disso, a matéria prevê que todos os produtos comercializados no local devem ter os seus produtores identificados nas respectivas notas fiscais.

“O ingresso na Ceasa/RN de novas hortaliças, frutas e/ou legumes dos produtores, em que tenha sido verificada irregularidade, será suspenso. Tal produtor somente poderá tornar a comercializar produtos para permissionários ou em dependências da Ceasa/RN, após apresentar exame técnico, por laboratório habilitado a realizá-lo”, descreve o Projeto. A lei entra em vigor 60 dias após a sua publicação.

Memorial terá sala para ex-deputados

Um espaço reservado àqueles que exerceram mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em legislações passadas também está previsto na estrutura do Memorial do Legislativo Potiguar (MLP). A informação é da coordenadora Bernadete Oliveira, que trouxe a idéia do parlamento cearense.
            O projeto inspirado na Assembleia Legislativa do Ceará ganhou o reforço, segundo a coordenadora, com o apoio do ex-deputado Lauro Bezerra, professor universitário aposentado, médico, cuja família tem uma longa tradição na política norte-rio-grandense. Ele é irmão mais velho do ex-senador Fernando Bezerra e do ex-deputado Aluisio Bezerra, já falecido. “As primeiras doações ao Memorial partiram de doutor Lauro”, disse Bernadete.
            Uma das doações foi o documento da diplomação do deputado João Bianor Bezerra, seu pai e constituinte de 1947. O espaço para os homens e mulheres que fazem parte da história política do Rio Grande do Norte também servirá para promover reencontros e a troca de idéias, além de uma colaboração para o próprio Memorial, com informações e doações de objetos e documentos a fim de enriquecer o acervo do MLP.
            O Memorial desde o final de 2010 passou a funcionar em novas instalações, mais amplas, à Rua São Tomé. No momento, o trabalho da equipe se concentra na reedição do livro do historiador Câmara Cascudo Uma história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que traz um registro da história do legislativo potiguar de 1835 a 1972 e foi lançado quando a ALRN era presidida pelo deputado Moacyr Duarte.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da ALRN

FRED BRAGA E DUDE SOARES SÃO DESTAQUE NO JORNAL DA PRFEITURA DE SÃO GONÇALO.

Acabo de receber de um funcionário da prefeitura o jornal que é pago pela prefeitura e escrito pelos cargos comissionados do prefeito Jaime Calado. Mais o que o que me chamou a atenção foi à matéria em destaque falando sobre os Blogueiros Fred Braga e Dude Soares Ambos agora no sistema do Governo Jaime Calado.


A matéria diz que Fred agora é Jaime e ai daquele que duvidar!
A matéria também diz ninguém tem mais duvidas o próprio Fred tem confirmado aos quatro cantos do município que a partir de agora estará dando apoio e sustentação ao governo Jaime Calado.


 Já sobre o Blogueiro Dude o jornal apenas colocou o endereço do blog de Dude.
E ai vem algumas interrogações.


Porque o jornal da prefeitura coloca em destaque o endereço do Blogueiro Dude Soares?
Ele é Poti Júnior ou Jaime Calado?
Já Fred  Braga assumiu que agora é Jaime.
Será que não tá faltando mais dois Blogueiros ai nesse jornal?
Será que vai sair na próxima edição os Blogueiros que são marido e esposa também assumindo de uma vez por todas que agora também é Jaime?
E porque o Blog do Marcos Oliveira não saiu no Jornal da prefeitura? porque não faço parte da panelinha do prefeito?

Eita povinho Fraco.

Presidente participa da Conferência Estadual de Juventude


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, afirmou que a Casa está de portas abertas para receber as prioridades apontadas democraticamente por jovens de todo o Rio Grande do Norte que participam, neste final de semana, da II Conferência Estadual de Juventude, em Natal. “Sei que essas prioridades serão inseridas no Plano Estadual de Juventude que haverá de ser encaminhado pelo Governo do Estado à nossa Assembleia. Confirmo a cada um de vocês, e podem fazer chegar aos rincões de todo o Rio Grande do Norte, que os 24 deputados estaduais estão prontos para votar e aprovar esse Plano”, afirmou o deputado Ricardo Motta, durante a abertura do evento, na manhã deste sábado (29).
À imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa afirmou que “ninguém melhor do que os jovens para eleger as políticas públicas prioritárias que servirão não só para o Plano Estadual de Juventude, como para o Plano Nacional de Juventude” e completou: “A Assembleia Legislativa se sente honrada e gratificada de participar dessa Conferência”.  A etapa nacional da Conferência ocorre de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.
O anfitrião da Conferência, que segue até amanhã, na sede social do América Futebol Clube, são o subsecretário estadual de Juventude, Rafael Motta, e o coordenador da Sejuv, Jacob Jácome. Participaram da abertura do evento, no qual participam 600 jovens delegados de todo o Estado, os deputados estaduais Hermano Morais, Fernando Mineiro e Antônio Jácome, o deputado federal Felipe Maia, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho e os secretários estaduais de Justiça, Thiago Cortêz, de Educação, Betânia Ramalho, de Ação Social, Luiz Eduardo Carneiro, e de Articulação com os Municípios, Esdras Alves.  Também fizeram parte da abertura a representante da Secretaria Nacional de Juventude, Mônica Sacramento e os vereadores Luis Carlos (de Natal) e Sérgio Andrade (de Parnamirim).


SÃO GONÇALO: PREFEITRURA RECEBE QUASE 7 MILHÕES DE REPASSES EM OUTUBRO

A arrecadação da prefeitura de São Gonçalo, continua aumentando, neste mês de Outubro foram repassados R$- 6.596.741,33, somente dos governos federal e estadual, somando-se com a arrecadação própria que ninguém tem conhecimento esse valor pode chegar a casa dos 9 milhões.

É muito dinheiro, resta saber onde está sendo investido?

SÃO GONÇALO: POTI JÚNIOR COBRA MAIS SEGURANÇA PARA O MUNICIPIO


Preocupado com a insegurança no município de São Gonçalo, o deputado estadual Poti Júnior-PMDB, está agendando uma audiência com o comandante geral da Policia Militar Cel. Araújo e com o Secretario de Defesa Social Dr. Aldair Rocha, o parlamentar quer que o governo do estado implante um batalhão de policia e mais uma delegacia no município

sábado, 29 de outubro de 2011

Lula 'está ótimo', diz médico após tumor ser detectado em ex-presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, "está ótimo", segundo o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento que o ex-presidente vai fazer contra o tumor detectado em sua laringe. Em entrevista ao G1, Hoff, disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que o levou a fazer os exames e permitiu detectar o tumor.
O hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou na manhã deste sábado que Lula será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento do tumor.
Lula estava apresentando "rouquidão acima do normal", segundo o médico. "Ele fez os exames, detectou o tumor e agora vai tratar", disse.
Segundo Hoff, o presidente pediu que sua doença fosse tratada "com transparência", mas preferiu não revelar a quantidade de sessões de quimioterapia pelas quais ele vai passar.
A assessoria de imprensa do Instituto Lula, organização não-governamental do ex-presidente, ele iniciará o tratamento na próxima segunda.
De acordo com nota da entidade, Lula foi ao hospital nesta sexta em razão de dores na garganta.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o aniversário de 66 anos. Na segunda (22), ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"BOLETIM MÉDICO
29/10/2011
11h00
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"

Fonte G1.com

DILMA EM SÃO GONÇALO

A presidente Dilma Rousseff, foi convidada pelo Governo do Estado para visitar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Tudo depende da data, mas a assessoria de imprensa do Governo informou que a visita poderá ocorrer no mês de Novembro.

SÃO GONÇALO: PREFEITO QUER DEMITIR IRMÃO DO VICE PREFEITO

Depois da enfermeira Simone Dutra, surge mais uma vitima de perseguição politica em São Gonçalo, a bola da vez é Ivan Targino, irmão do vice prefeito Sergianao Targino-PHS, que rompeu politicamente com o grupo do prefeito Jaime Calado-PR.

Dizem que os processos para demissão de servidores efetivos não vai ficar por ai, ou reza na cartilha do prefeito ou vai pra rua.

Isso pode ser feito?

E o estatuto do servidor?

E a constituição?Verificar ortografia

Eita povo feliz!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PROGRAMA JOGO ABERTO RN SERÁ EXIBIDO A PARTIR DE SEGUNDA NA TV BAND NATAL

Com uma equipe renovada, formada pelos jornalistas Gabriel Negreiros, Itamar Ciríaco e Muriu Mesquita, a TV Band Natal exibe, a partir do próximo dia 31, o programa Jogo Aberto RN. A atração televisiva vai ao ar de segunda à sexta, a partir das 11h30, durante o horário de verão.
O Jogo Aberto RN convida o telespectador para um bate-papo descontraído e instigante sobre o futebol potiguar e a contextualização dos times do Rio Grande do Norte no cenário nacional. A principal característica do programa é proporcionar aos apresentadores e convidados tempo suficiente para opinar sobre os assuntos em discussão, com a exibição de imagens, gols e matérias produzidas pela equipe especializada em telejornalismo esportivo.
Para o Diretor Geral da Band Natal, Djalma Correa, o Jogo Aberto RN é inovador, criado a partir do investimento em uma equipe especializada em jornalismo esportivo. “A nossa emissora carrega a imagem de ser o canal do esporte em todo o Brasil e aqui no Rio Grande do Norte temos um atrativo especial ao oferecermos para o nosso telespectador trinta minutos de Jogo Aberto RN”, explica Djalma.
O pontapé inicial do Jogo Aberto RN será dado ao vivo, no estúdio da Band Natal, com as entrevistas de jogadores, a presença de dirigentes esportivos e da Federação Norte Rio Grandense de Futebol. Na ocasião, o programa vai exibir depoimentos de boas vindas, gravados por personalidades do universo futebolístico, como o apresentador Milton Neves, dos programas Terceiro Tempo e Gol: o grande momento do futebol, além de craques, ex-jogadores e torcedores potiguares.
Quadros Especiais e Destaque Para Copa de 2014
Ambientado em um cenário alusivo ao esporte, o Jogo Aberto RN será um programa diário, com 30 minutos de duração. Na etapa inicial, intitulada “Primeiro Tempo”, os apresentadores Gabriel Negreiros, Itamar Ciríaco e Muriu Mesquita vão ler e comentar as notícias dos cadernos esportivos publicadas nos principais jornais impressos do dia. No “Segundo Tempo”, o telespectador confere as imagens, lances marcantes e gols dos últimos jogos, reportagens sobre a Copa do Mundo de 2014, treinos das equipes, além dos quadros especiais. E antes de um árbitro imaginário encerrar a partida, com um apito sonoro, as entrevistas com jogadores e dirigentes vão ser o destaque da “Prorrogação”, como é chamado o terceiro bloco do programa.
Para inovar, a equipe do Jogo Aberto RN criou quadros especiais, que registram as notícias, estórias e personagens marcantes do futebol potiguar atual e do passado. Em cada dia da semana, os torcedores vão acompanhar pela televisão momentos como “A Resenha do Jogo”, onde os boleiros vão falar sobre carreira, vida pessoal, projetos e comentar a atual fase nos clubes. Outra novidade será o quadro “A Sua Pelada é Nossa”, que vai mostrar, de forma inédita na televisão potiguar, matérias sobre jogos amadores, organizados por grupos de amigos, que vão ser selecionados pela produção do programa de forma interativa pela internet. E na coluna “Estórias da Bruxa”, o ex-craque Marinho Chagas, melhor lateral esquerdo da Copa do Mundo de 74, vai conversar com os apresentadores e contar histórias curiosas, vividas por ele e outros jogadores famosos no Rio Grande do Norte, no Brasil e no Mundo.
*Maiores Informações: Muriu Mesquita – Jornalista DRT RN 1315. Contatos: 9922-3984 / 8701-3824

Produção de sabão sustentável é uma das novidades da Assembléia Cidadã


O Projeto Sabão Sustentável foi uma das novidades na décima segunda edição da Assembléia Cidadã, realizada de 26 a 27 na cidade de Umarizal na região Médio Oeste, beneficiando famílias daquele município e de Olho D`água dos Borges, Lucrecia, Viçosa e Riacho da Cruz.

O professor Antônio Olavo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN, unidade de João Câmara, que promoveu as oficinas para 85 pessoas, nos dois dias, disse que o projeto tem por objetivo educar a população quanto à preservação ambiental, orientando o descarte correto do óleo de cozinha usado.

“Além disso, o Sabão Sustentável tem a vantagem de gerar renda, promovendo a inclusão social das pessoas que participaram das oficinas,. O projeto incentiva o empreendedores a montarem um negócio próprio, por ser uma fórmula simples e prática, não necessitando de máquina e equipamentos”, afirma.

Em 30 minutos são produzidos 10 quilos de sabão, que após duas horas de repouso são cortados em 64 barras de 200 ml. Cinco dias depois de produzido o sabão já poderá ser utilizado. O custo de cada barra dessa, segundo o professor Antônio Olavo é de apenas 35 centavos de real, enquanto que barra semelhante no comércio convencional custa R$ 1,20.

“O óleo comestível que utilizamos para frituras de alimentos é altamente nocivo ao meio ambiente, quando descartado indevidamente na natureza por entupir pias e rachar os canos da rede de esgotos domésticos e por contaminar os lençóis freáticos, ao serem depositados nos quintais”, afirma o professor.

A Assembléia Cidadã desenvolveu todas as outras atividades das edições anteriores, com atendimento nas áreas de saúde, assistência social, cultura, lazer e esporte. No primeiro dia, foram atendidas mais de oito mil pessoas em todas as atividades.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação ALRN

Presidente da Assembleia destaca a presença do Legislativo em cidades de médio porte

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta, ao abrir a sessão solene de instalação da Assembleia Intinerante em Umarizal, na manhã de hoje (27) declarou que o projeto, que antes só acontecia em cidades pólo do Rio Grande do Norte, agora é destaque em cidades de médio porte. Na ocasião, o deputado enfatizou a iniciativa dos colegas José Dias, Leonardo Nogueira e Getúlio Rego, que solicitaram a presença da Casa no município de Umarizal. “É através da lucidez desses deputados que estamos levando as atividades do Legislativo para as cidades menores”, afirmou. Participam da solenidade o procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, o prefeito de Umarizal, José Rogério de Souza Fonseca e o presidente da Câmara Municipal, Francisco de Assis Filho.

Ricardo Motta lembrou que Umarizal é a terceira cidade a receber a Assembleia Intinerante, sendo antecedida por Parnamirim e Mossoró. O presidente afirmou que o projeto de interiorização da Casa Legislativa já vem de mesas diretoras passadas, portanto é uma conquista de todo poder Legislativo. Em seu pronunciamento, o deputado parabenizou a cidade e todos os municípios vizinhos pela presença da Assembleia e destacou a parceria com a Prefeitura, Câmara Municipal, órgãos estaduais que colaboraram com o projeto. O presidente falou ainda da Assembleia Cidadão, que se instalou em Umarizal ontem para oferecer serviços sociais e nas áreas de saúde, educação, laser, entre outras.

“Trazemos para cá o modelo de Assembleia que tem sido espelho para outras em todo o Brasil. Esse projeto vem trazer serviços para as pessoas mais necessitadas, não só de Umarizal, mas para as cidades vizinhas”, disse. O presidente da Assembleia justificou, ainda, a ausência da governadora Rosalba Ciarlini. “Trago ainda a mensagem da governadora que não pode vir em virtude dos festejos do seu aniversário, em Mossoró”, declarou.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal de Umarizal, Francisco de Assis Filho agradeceu a presença dos deputados na cidade e dos servidores da Casa que atuam na Assembleia Cidadã. “É uma satisfação para o nosso Poder Legislativo e para a população contar com esses serviços que a Assembleia presta ao nosso município. As ações começaram desde ontem, trazendo benéficos para a população. Esta Casa estará sempre de portas abertas para esse tipo de parceria”, afirmou. Na ocasião, o vereador apresentou algumas reivindicações debatidas na Câmara durante este ano.

O prefeito José Rogério de Souza Fonseca afirmou que este é um momento histórico para a Umarizal. “Sou muito grato aos deputados José Dias, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira por terem atendido à nossa solicitação. Agradeço também ao deputado Ricardo Motta que, a partir de hoje, é amigo de toda a cidade. Se for possível, espero ver a Assembleia Legislativa em Umarizal no próximo ano. Agradeço também o empenho da excelente equipe que trouxe os serviços à nossa cidade. O atendimento é excelente em todos os aspectos. Umarizal está de braços abertos”, declarou.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação ALRN

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Procurador Geral de Justiça elogia ações de cidadania da Assembleia Legislativa no município de Umarizal

A iniciativa da Assembleia Legislativa mostra que os políticos não estão perto do povo só em época de eleição”. A declaração é do Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre Neto, durante a sessão solene de instalação da Assembleia Intinerante no município de Umarizal, região Oeste do estado. Na ocasião, o representante do Ministério Público Estadual elogiou o esforço dos deputados em levar à cidade as atividades da Casa Legislativa e as ações de cidadania oferecidas à população através da Assembleia Cidadã, que está instalada no município desde ontem (26).

O procurador do estado falou da importância da presença dos representantes da população potiguar em Umarizal e do contato mais aproximado com os moradores da região. “Este é um momento para a população trazer seus anseios. É um exemplo concreto de interação com as pessoas. O Ministério Público prestigia essa iniciativa. De fato, este é um momento histórico para o município e outros deverão acontecer”, declarou Manoel Onofre.

Para o procurador, que é natural de Umarizal, a instalação da Assembleia Cidadã traz um grande impacto social à cidade e municípios vizinhos. “Fico alegre, enquanto procurador do estado e como cidadão, filho de Umarizal, em prestigiar esse momento. É uma iniciativa louvável e eu sou um grande entusiasta de ações dessa natureza. A sociedade de Umarizal não tem ideia do impacto social que representa esses serviços prestados pela Assembleia Cidadã. Destaco uma das atividades, que é a oficina para confecção de sabão ecológico. Há um mês a comunidade vem trabalhando, juntando óleo para ser usado na produção do sabão. Isso permite que a cidade tenha a autonomia e possa dar continuidade ao trabalho”, disse.

Outro ponto favorável da presença das atividades da Assembleia Legislativa em Umarizal, segundo Manoel Onofre Neto é a aproximação das pessoas. O procurador destacou um fato pessoal de familiares que  não se falavam há 24 anos. “Quero dizer que esse dia é histórico para mim. Hoje aconteceu um fato importante para minha família. Duas pessoas queridas minhas, que passaram 24 anos sem se falar, se encontraram e se falaram nesta ocasião. Isso representa a energia positiva que a Assembleia Legislativa trouxe para Umarizal”, declarou.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação ALRN

Assembleia terá feriado nesta sexta

Por ocasião do Dia do Servidor Público, não haverá expediente nesta sexta-feira (28) na Assembleia Legislativa do RN. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Prefeito de Umarizal destaca importância de sediar ações da Assembleia

Acabou de ser instalada a Assembleia Itinerante no município de Umarizal, que desde ontem (26) também está recebendo as ações de saúde, educação e cidadania da Assembleia Cidadã. Na pauta do dia, os deputados irão apreciar e votar 15 projetos de lei ordinária, um projeto de lei complementar e requerimentos.
O prefeito José Rogério de Souza Fonseca (PSB) destacou a importância para o município de sediar as duas iniciativas do parlamento: “Essa vinda da Assembléia para cá benéfica além de Umarizal, outros municípios como Olho Dagua do Borges, Lucrécia, Viçosa e Riacho da Cruz”, disse.
O prefeito disse que a população de Umarizal e dos municípios vizinhos está tendo uma intensa participação. Ontem foram atendidas cerca de 10 mil pessoas na Assembleia Cidadã, que este ano já esteve nos municípios de Parnamirim e Bento Fernandes.
“Essa vinda da Assembleia foi uma reivindicação da cidade e os deputados atenderam. É uma iniciativa que aproxima cada vez mais a assembléia do povo, mostrando as ações que o legislativo tem para todo o Rio grande do Norte.
Votações
Dos projetos que serão votados, oito serão de reconhecimento de Utilidade Pública; dois de denominações. O projeto de lei do deputado José Dias (PMDB) denomina o teleférico da cidade de Martins, de Padre Antônio de Sousa Martins, que exercia grande liderança na região e também a atividade política. O outro projeto, do deputado Gustavo Carvalho (PSB) denomina o Hospital de São Paulo do Potengi como Hospital Regional Monsenhor Expedito.
Em Umarizal os deputados também vão apreciar e votar projetos de com três instituições de datas comemorativas: o Dia do Vaqueiro, Dia dos Pioneiros e o dia estadual em memória à Irmã Lindalva Justo de Oliveira. Os dois projetos de lei são instituindo obrigação para que o telefone do Procon conste nas notas fiscais e outro proibindo a emissão de comprovantes em papeis termosensíveis. A lei complementar se refere a uma mensagem governamental que tem por objetivo a inclusão do Procurador Geral do Estado na composição do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONEMA.

Festival da Canção realiza 3ª fase eliminatória

A cidade de Assu recebe nesta sexta-feira (28) a 3ª fase eliminatória do Festival da Canção promovido pela Assembleia Legislativa. Tendo como atrações o cantor Messias Paraguai e a Orquestra Filarmônica Municipal Cristovão Dantas, o evento começa às 20h, na praça de eventos J. Keully, no bairro Vertentes. Quatro candidatos serão classificados nesta etapa para a fase final nas categorias estudante e geral. 
Classificados desta etapa:
Categoria estudante:
Canção leve brisa (Frank Ilton)
Categoria geral
Metade de dez (Antonio Francisco / Mazinho)
O trovão e o passarinho (Carlos Antonio Bezerra)
Beco sem saída (Luciane Antunes / Regina Casa Forte)
Repente nordestino           (José Ivan de Lima / Zé Lima)
Rio Potengi (Gláucio Teixeira da Câmara / Grupo Pedubreu)
Outra dimensão (Job de Almeida Simonetti)
Canto verde  (Amarildo Lima)
Deixa eu entrar (Diogo Cruz dos Santos)
Uma voz, um instrumento (Ana Paschoal)
Verdadeiro amor (Marvin)
Linda Natal (José Ribamar / Thibinha Aragão)
Dois (Elizabeth Freitas)
A primeira fase eliminatória aconteceu no dia 30 de setembro, em João Câmara e a segunda, em Macaíba, no último dia 21. Já estão classificados para a final:
João Câmara
Categoria Estudante: João Pedro e Wendel (Escola Municipal José Lúcio Ribeiro, de Brejinho, com a música Declaração de amor – 1º colocado); Ramon Vingre (Escola Municipal Profa. Maria Madalena da Silva, de Baixa do Meio com Meu presente é você); Ingrid Peregrino (Piaget Colégio e Curso, de Natal, com Dá um tempo, acompanhada pela banda Tchibi Mazé) e em 4º lugar Glênia Santos (de Baixa do Meio, município de Guamaré, com a música Selva de pedras).
Categoria Geral: Ivando Monte (O beija-flor e a flor, 1º lugar); Magnus Araújo (Leva-me), Arcésio Andrade (Dia de reis, maracatu) e em 4º lugar, Nara Costa (Prata de luar).
Macaíba
Categoria estudante: José Washington da Silva, 1º lugar (Lua vem me amar); Filipe Vieira Fonseca (Te querer sempre mais); Arthur Jordan da Silva (Lembrança do teu olhar) e em 4º lugar Raniery Oliveira (Violência).
Categoria Geral: Receba Ribeiro, 1º lugar (Prece); Anderson Gouveia Camilo (O que é meu); Allan Nobre (Nova Era) e em 4º lugar Lucian Elan (Passados).
A final do Festival da Canção será em Natal, no dia 11 de novembro. Além de R$ 18 mil a premiação inclui a doação de computadores para todas as escolas que tiverem músicas classificadas na categoria Estudante. Ao final, será gravado um disco com os 24 finalistas.
Inspirado nos antigos festivais de música dos anos sessenta, o Festival da Canção teve início em 2008, idealizado pelo então presidente da AL, Robinson Faria. A iniciativa apoia a cultura do Rio Grande do Norte, dando oportunidade aos novos talentos da música. Parnamirim, Macau, Nova Cruz e Pau dos Ferros são algumas das cidades que já receberam o festival.

Assembleia Cultural dessa quarta-feira é marcada pelo romantismo

Uma festa para todas as idades. Assim foi a 71ª edição da Assembleia Cultural, evento realizado na noite dessa quarta-feira (26) e que contou com apresentações voltadas para o público infantil – em virtude do mês dedicado às crianças – e um show cheio de romantismo, com um repertório da melhor qualidade. A peça teatral Chapeuzinho Vermelho abriu a noite com uma encenação cheia de beleza e humor. Em seguida, o cantor Elohim Seabra mostrou seu talento e não deixou ninguém sentado durante sua apresentação. Os shows aconteceram no salão de eventos Álvaro Dias.
 
A Danúbio Azul Companhia Teatral e Ronaldo Negromonte remontaram esse grande clássico da literatura infantil. Baseado no conto do dramaturgo e poeta francês Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho foi escrita na França há mais de trezentos anos e ainda é hoje um dos contos de fadas mais amados e fascinantes da literatura infantil. Após a encenação do grupo, que arrancou sorrisos e aplausos da platéia, o artista Elohim Seabra assumiu o palco do evento para dar início ao seu show.
Com canções de Evaldo Gouveia, Belchior, Elis Regina, entre outros cantores da música brasileira, Elohim fez o público voltar no tempo. “É muito bom cantar essas canções que nos levam a um passado bom”, disse o artista.
 
O cantor nasceu em Natal, mas desde o ano de 2001 atua nos palcos cariocas. Na sua primeira investida no Rio de Janeiro, ele venceu o festival de música, Mutantes da Noite, porta que se abriu para sua carreira profissional de músico. Seu primeiro CD foi gravado em 2002, com o título “Voz de um anjo”. Em 2010 o cantor veio ao RN trazendo o show “Eu vi Elis sorrindo”, interpretando somente canções da Elis Regina. “É difícil sair da nossa cidade e tentar fazer sucesso tão longe de casa. Agradeço à Assembleia e ao presidente Ricardo Motta por oferecer essa oportunidade aos artistas da terra”, disse Elohim.
 
A aposentada Aldenir de Freitas não perde uma edição da Assembleia Cultural. “Sempre participo. Moro aqui perto e fica mais fácil ainda. Venho com amigas, familiares. Gosto de ouvir músicas boas, conhecer artistas novos que cantam canções do meu tempo e também coisas mais recentes”, disse. Já o casal Charles Blones e Michelle de Morais vieram conferir pela primeira vez as apresentações da Assembleia Cultural. “Estamos gostando de tudo. A estrutura é muito boa e tenho intenção de vir outras vezes. Essa foi para conhecer e gostei muito”, disse Charles.
 
Para a radialista aposentada, Alnice Marques, que veio pela terceira vez ao evento, esse projeto da Assembleia Legislativa valoriza o artista potiguar. “Sabemos que aqui é a Casa do povo e posso afirmar que ela está muito bem preparada para receber o público. Está dando a todos o que os pertence, música de qualidade, boa estrutura, tratamento. Isso é muito importante e deve ser valorizado”, disse a radialista.  

EXPOSIÇÃO
Além das apresentações de teatro e música, o público da Assembleia Cultural também prestigiou o talento da artista potiguar Rosa Maria da Costa que expôs suas obras no Salão Nobre Deputado Paulo de Tarso. Natual de Nova Cruz, autodidata, desde criança se identificou com as artes plásticas, torcando suas bonecas por lápis de cor e pincel. A artista que tem obras espalhadas por todo o país pinta o cotidiano, a beleza e a simplicidade do Nordeste com a harmonia entre cores, formas e expressões. "Não pinto para mim. Pinto para ser amada, encantar, seduzir, apaixonar. É bonito para os olhos e acalma os corações", disse.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação ALRN

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO DIA DO SERVIDORES PUBLICOS FOI LINDA.


A missa em ação de graças pela passagem do dia do servidor publico, foi uma realização bastante emocionante, a celebração ficou por conta do Ministro da Eucaristia Sr. João Evangelista, que mostrou a realidade do amor de Deus. O presidente da câmara vereador Geraldo Veríssimo disse da sua emoção, por poder estar realizando este ato compartilhando do amor de Deus. Após a missa houve um café da manhã, com a participação de todos os servidores. Dona Quinha, chamou Edinaldo o aniversariante da semana,  e juntos cantaram parabéns. Com esta posição Geraldo se destaca como um dos mais atenciosos pelos servidores. Durante a celebração era notável a paz entre os presentes, que no final se abraçaram com a Paz de Cristo.

Fonte: Site de Idelfonso Farias

VEREADOR NINO DO PP ESTIMULA O TRABALHO INFANTIL.

No aparte que o vereador Edson Arcanjo (NINO) do PP foi infeliz nas suas colocações Nino deixou bem claro que as crianças de São Gonçalo do Amarante no lugar de estarem brincando deveriam estar trabalhando para não ficarem nas ruas. Ele ainda deu o exemplo da Cerâmica de seu Newton Alboquerque que sempre utilizou as criaanças de São Gonçalo em sua Cerâmica na localidade de Uruaçu.

O vereador Nino não respeitou o estatuto da criança e do adolescente que diz que a criança e adolescentes tem direito a lazer.

Veja o que diz o artigo 5º e 60º do estatuto das crianças e do adolescente



Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. (Vide Constituição Federal)

SÃO GONÇALO - JOSELITO CELEBRA 17 ANOS DE IMPLANTAÇÃO DO TRANSPORTE ALTERNATIVO

Uma realidade que chegou para ficar e hoje já faz parte da vida da população sãogonçalense: O Transporte

Alternativo, que neste em 25 de outubro completou 17 anos de atividade no município.
A data foi celebrada pelo Vereador Joselito Dantas (PP), que solicitou e o plenário da CM aprovou em sessão desta terça-feira, Votos de Congratulação e Aplausos a toda categoria e de forma especial ao Senhor Darci Flor de Medeiros.
Seu Darci foi o pioneiro e até hoje se encontra em atividade, sendo o líder natural dos condutores de transportes alternativos, sendo atualmente Presidente do Conselho Fiscal da ASTOP.





25.10.2011
materia blog do dude soares.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

JAIME CALADO NÃO FARÁ A FESTA DE SÃO BENEDITO

O Blogueiro aqui já tinha adiantado na 102.1 no programa de Chico Lima que a prefeitura não iria realizar a festa, e em nota a prefeitura diz que é por que a cidade está de luto por ter acontecido três morte violenta na cidade de São Gonçalo. Agente sabe melhor do que Jaime que a informação de que a prefeitura não iria realiza a festa eu mesmo adiantei para os ouvintes do programa de Chico Lima dias antes do acontecido na cidade.

Sem dizer que as mortes violentas em São Gonçalo o Prefeito Jaime Calado tem uma grande parcela de cupa quando não contribui para segurança do nosso município. Não faz nem uma semana que os moradores de Serrinha invadiram a prefeitura para cobrar a delegacia que o senhor Jaime Calado prometeu em campanha.

Já que o senhor prefeito diz em nota que não vai fazer a festa de São Benedito por conta das violentas mortes que ouve na cidade essa semana, será que o mesmo se preocupou em dar pelo menos assistência as famílias enlutadas? 

Dinheiro agente sabe que a prefeitura tem e muito, agora acho melhor o prefeito Jaime Calado inventar outra, pois essa conversinha tá igual à pesquisa que um jornal que é pago pelos cofres públicos dizendo que o prefeito Jaime está na frente de Poti Junior nem seus aliados acreditaram.




Deputado sugere que Juvenal Lamartine se transforme em grande área de lazer


A transformação do velho estádio de futebol “Juvenal Lamartine”, numa grande área de lazer no bairro Tirol, é o que sugere o deputado Fábio Dantas – PHS, que encaminhou requerimento nesta quarta feira a governadora do Estado com reivindicação nesse sentido.
“A venda do estádio por apenas 20 milhões de reais é muito pouco, em função da valorização de áreas naquele bairro. Estou solicitando do governo do Estado que o Juvenal Lamartine seja transformado numa grande área de lazer, muito importante para essa região de Natal”, afirmou.
De acordo com o deputado Fábio Dantas, ocorrendo essa transformação o governo do Estado terá o reconhecimento da sociedade, e dará uma alavancagem na administração.

Proimport: deputados vão convocar secretário para aprofundar nova discussão sobre o projeto


Os deputados que integram a Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia da Assembleia Legislativa irão convocar o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Benito da Gama, para prestar informações detalhadas sobre o Programa Público de Apoio às Importações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário do Rio Grande do Norte (PROIMPORT), quando o governo reencaminhá-lo à Casa.
O governo irá enviar um novo texto com alterações ao projeto que concede incentivos fiscais para as importações realizadas pelo Porto de Natal. Na reunião ocorrida hoje (26), o deputado Hermano Morais (PMDB), afirmou que quando o projeto estiver nesta comissão, da qual é presidente, será feita a convocação. para que os deputados recebam todos os esclarecimentos necessários acerca do projeto.  Ele também passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Em junho passado, quanto tramitou na CCJ, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza apresentou um projeto substitutivo priorizando o pagamento aos pequenos e médios credores e estipulando um calendário de pagamento.

Comissão de Educação aprova projetos de lei que serão votados na AL Itinerante de Umarizal

 
Na reunião de hoje (26) a Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Hermano Morais (PMDB) aprovou três projetos de lei e um de utilidade pública, que serão encaminhados para votação dos deputados na sessão plenária de amanhã, durante a Assembleia Itinerante que será realizada no município de Umarizal. O município também está sediando, por dois dias, o projeto Assembleia Cidadã, instalado hoje.
            O projeto de lei do deputado José Dias (PMDB) denomina o teleférico da cidade de Martins, de Padre Antônio de Sousa Martins, que exercia grande liderança na região e também a atividade política. “É uma justa homenagem e atende ao desejo dos que residem em Martins e na região”, disse José Dias.
O projeto de autoria do deputado George Soares (PR) cria o Dia do Vaqueiro, que será comemorado em 18 de junho numa homenagem a Hélio Santiago Lopes Júnior, famoso vaqueiro da região, natural de Itajá, que faleceu num acidente de carro nesse mesmo dia, este ano. Ele era conhecido nacionalmente como Hélio Júnior e membro da equipe de vaquejada do Manoel Argemiro Park Center, de sua cidade natal.
Os outros projetos apreciados pela comissão, composta ainda pelos deputados Poti Júnior (PMDB) e Walter Alves (PMDB) são de autoria do deputado Gustavo Carvalho (PSB): um reconhecendo como de Utilidade Pública a Associação Beneficente Francisco de Paiva Cavalcanti, em Alexandria, e outro projeto denominando o Hospital de São Paulo do Potengi como Hospital Regional Monsenhor Expedito.
 

Peça Chapeuzinho Vermelho é encenada hoje na Assembleia Cultural

A peça teatral Chapeuzinho Vermelho será encenada nesta quarta-feira, 26, na 71ª edição da Assembleia Cultural, em homenagem ao dia das crianças, que foi comemorado este mês. O evento também terá a participação do cantor Elohim Seabra e acontece no salão de eventos da Assembleia Legislativa, a partir das 18h.

A Danúbio Azul Companhia Teatral e Ronaldo Negromonte remontou esse grande clássico da literatura infantil. Baseado no conto do dramaturgo e poeta francês Charles Perrault, Chapeuzinho Vermelho foi escrita na França há mais de trezentos anos e ainda é hoje um dos contos de fadas mais amados e fascinantes da literatura infantil. A história da menina de capuz vermelho é idolatrada por crianças de todo o mundo e é um belo exemplo de obediência aos ensinamentos dos mais velhos, de amor aos valores familiares e de preservação ecológica.
A outra atração do projeto, Elohim Seabra,  nasceu em Natal mas desde o ano de 2001 atua nos palcos cariocas. Na sua primeira investida no Rio de Janeiro, ele venceu o festival de música, Mutantes da Noite, porta que se abriu para sua carreira profissional de músico. Seu primeiro CD foi gravado em 2002, com o título “Voz de um anjo”. Em 2010 o cantor veio ao RN trazendo o show “Eu vi Elis sorrindo”, interpretando somente canções da Elis Regina. A novidade do seu show são as interpretações de canções, que foram eternizadas na voz de Altemar Dutra.
A entrada é gratuita.

Audiência pública abre debate sobre obrigatoriedade do Exame de Ordem da OAB


O deputado estadual Poti Júnior (PMDB) vai levar para a bancada federal a discussão da obrigatoriedade do Exame de Ordem da OAB para bachareis em Direito. Em audiência pública realizada nesta terça-feira (25), Poti afirmou estar convicto de que a forma de avaliar os estudantes recém formados deve ser revista, seja no que se diz respeito à elaboração da prova, ou à intensificação da fiscalização realizada pelo Ministério da Educação nas instituições de ensino superior do país.

A mesa da audiência foi composta pelo ex-presidente da OAB  Joanilson de Paula Rêgo, pelo  representante do Fórum Permanente de Políticas Públicas Contra o uso de Drogas, Revil Alves, pela conselheira Federal da OAB, Elke Mendes Cunha, e pela professora e coordenadora do curso de Direito da UERN Patrícia Moreira.

A polêmica em torno da prova se dá pelo alto índice de reprovação.  No último Exame, 120 mil pessoas se inscreveram e 103 mil não obtiveram a nota mínima para receber a carteira da Ordem. A discussão sobre o nível elevado da prova ressalta a importância de se lembrar que as dificuldades encontradas pelos bachareis podem estar relacionadas com o nível da educação nas instituições de ensino pelas quais os candidatos passaram.

De acordo com a maioria das pessoas que se pronunciaram na audiência, a grande culpada pelo número de bachareis que não conseguem aprovação no certame é a fragilidade da educação nacional.  Além disso, foi apontado o crescimento do número de faculdades e universidades habilitadas pelo MEC para ministrarem o curso de Direito, sem a devida qualidade. Segundo Elke Mendes, na última avaliação, a Ordem permitiu a abertura de apenas um novo curso, mas o Ministério da Educação licenciou 30.

"O número de vagas para estudantes de Direito em faculdades chega a ser uma palhaçada". De acordo com a conselheira, o número de vagas para o curso no Brasil é superior às disponíveis no mundo inteiro. Para Elke, a prova da OAB ajuda a selecionar os profissionais que estão sendo postos no mercado de forma demasiada.

Do outro lado, Joanilson de Paula acredita que a prática ensina a profissão. Joanilson defende que a prova se limita a avaliar memória, ao invés de conhecimento jurídico. "É advogando que se aprende a advogar", completou o advogado. Ele utilizou a forma como lidou com os bancos da universidade e a experiência prática para reafirmar que aprendeu mais praticando a advocacia do que nas disciplinas teóricas.

Plateia
Estudantes de Direito, bachareis e advogados que estavam na plateia se pronunciaram na audiência contra e a favor da realização do Exame. Dentre os depoimentos, um apontava para uma solução que pode equilibrar as opiniões. A bacharel Francisca Leonate é formada há cinco anos e por cinco vezes tentou a aprovação no Exame da Ordem, sem êxito. Ela solicitou aos integrantes da mesa que levantassem a bandeira do debate para a mudança da forma de avaliação.

Leonete acredita que desta forma, é possível aliar as duas frentes do debate, e melhorar o sistema de avaliação, possibilitando que profissionais capacitados que
por algum motivo não conseguem aprovação no Exame possam exercer a advocacia.
 

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Audiência pública amplia o debate sobre a obrigatoriedade do exame da OAB


A polêmica em torno do fim da obrigatoriedade do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi o tema da audiência pública proposta pelo deputado Poti Junior, na tarde hoje (25). Com posicionamentos devidos em torno do assunto, os participantes do debate levantaram seus argumentos contra e a favor da obrigatoriedade do exame, abordando particularidades do universo do Direito. No entanto, todos concordaram com um ponto: a melhoria da educação no país, desde o ensino básico às Universidades. O deputado Poti Junior disse que levará os encaminhamentos da audiência para a bancada dos deputados federais do RN para que procurem tomar providências junto ao Ministério da Educação e à Ordem dos Advogados do Brasil.

A necessidade do Exame de Ordem, realizado pela OAB, vem sendo discutida em todo o país e é motivo de preocupação para os concluintes do curso de Direito. Após a dedicação de cinco anos na Universidade e já em posse do diploma de conclusão do curso, os novos bacharéis só podem exercer a profissão de advogado de modo legal se forem aprovados no Exame de Ordem. Exigindo nível alto de conhecimento, o exame tem baixo índice de aprovação em todo o Brasil. Segundo o deputado Poti Júnior, a prova está sendo questionada na Justiça porque a Constituição Brasileira - em seu art. 5º. XII - assegura o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais.

A audiência contou com a presença da Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Rio Grande do Norte (OAB/RN), Elke Mendes Cunha, que na ocasião representou o presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira; da coordenadora do curso de Direito da Universidade Estadual do RN (UERN), Patrícia Moreira, do ex-presidente da OAB/RN, Joanilson de Paulo Rego; do advogado Revil Alves, além de outros profissionais da área e de estudantes do curso de Direito de algumas instituições de ensino do estado.

A primeira a se pronunciar sobre o tema foi a Conselheira da OAB/RN, Elke Mendes Cunha que declarou ser a favor da obrigatoriedade do exame. Para ela, a rápida proliferação dos cursos de Direito pelo país e no RN é uma preocupação, pois, para ela, reflete na qualidade do profissional que vai para o mercado de trabalho. “O número de vagas dos cursos de Direito chega a ser uma palhaçada. Para se ter uma idéia, as vagas para esse curso no Brasil, somadas, são superiores às disponíveis no mundo inteiro”, afirmou.

Para a professora da UERN, patrícia Moreira também é favorável ao exame e diz que os bacharéis em Direito não devem se assustar com o número de reprovações. “Os números podem ser assustadores, mas não tiram a legitimidade do exame. A exigência é das matérias que o aluno aprendeu nos cinco anos de curso. O Direito não deve ser aprendido depois da formação. Todos devem sair preparados da Universidade”, declarou.

Do outro lado do debate, o ex-presidente da OAB, Joanilson de Paulo Rego diz que o exame não deveria ser obrigatório. Ele defende que o advogado deve aprender na prática a defender os interesses de deus clientes e não numa prova de múltipla escolha. “É no contato com o caso que surge o advogado. Esses exames medem mais a memória do que o saber jurídico. Essa profissão é um sacerdócio e tem que ser exercida no contato com as pessoas. Acho que a prática jurídica deveria ser reforçada e a OAB deveria fiscalizar os cursos de Direito com mais atenção. O mercado e a sociedade vão se encarregar de escolher os melhores profissionais”, declarou.


DEBATE


Após os pronunciamentos da mesa, o debate foi iniciado com participantes da plateia. A bacharel em Direito Francisca Leonete falou sobre a mudança da avaliação da OAB, sem precisar acabar com o exame. “Terminei o curso em 2006 e desde então venho nessa luta pela minha carteira de advogada. Nunca fui aluna faltosa, sempre estudei muito e sei que tenho condições de defender casos. É complicado dizer o que você aprendeu em cinco anos, durante cinco horas de avaliação. Não acho que o exame tenha que acabar, mas acho que deve ser revisto, pois hoje ele é feito para reprovar”, disse.

Já o advogado Barto José Câmara se posicionou a favor do exame. “Reconheço que há 15 anos, quando comecei a advogar, o exame era menos puxado que hoje em dia. Mas sou a favor. Aliás, não só para o curso de Direito, mas para todas as profissões. O que deve ser melhorado é a Educação do Brasil, como um todo. Hoje os estudantes chegam sem base à Universidade”, declarou. O aluno de Direito da Faculdade Estácio de Sá, Joab Silva levantou pontos como o valor cobrado para um estudante ao fazer a prova, uma quantia de R$ 200,00 e da alta arrecadação da OAB, durante o ano, com a aplicação de dois exames. Para ele, a avaliação não deve ser obrigatória.   

Livro de Cascudo com história da Assembleia será reeditado pelo Memorial do Legislativo Potiguar

Uma história da Assembleia Legislativa. O livro de Câmara Cascudo, editado em 1972 pela Fundação José Augusto, será reeditado pela Assembleia Legislativa, através do Memorial do Legislativo Potiguar (MLP), por determinação do presidente da Casa, deputado Ricardo Motta. A primeira versão traz a história do Poder Legislativo desde a sua instalação, em 2 de fevereiro de 1835, até o ano da publicação.
À época, a mesa diretora da ALRN era composta pelos deputados Moacyr Duarte (presidente), Milton Marinho (primeiro vice-presidente), Antônio Câmara (segundo vice-presidente), Edilson Moura (primeiro secretário) e Iberê Ferreira (segundo secretário). A histórica publicação traz as cartas entre o escritor e o presidente da Assembleia, onde os dois trocam ideias acerca da publicação. As correspondências entre o então presidente da Casa e o historiador serão preservadas nesta nova edição, assim como também o prefácio de Câmara Cascudo contando a história do livro.
Esta será a primeira publicação da Assembleia Legislativa a ser editada sob os cuidados do Memorial do Legislativo Potiguar, departamento criado no ano de 2003 para preservar a história do parlamento norte-riograndense. O processo de digitação foi recentemente concluído e o Memorial está trabalhando para que o processo de edição seja para o mais breve possível: “Esse livro é indispensável à história política e administrativa do Rio Grande do Norte pela riqueza do seu registro econômico e social”, disse Ricardo Motta.
            A coordenadora do Memorial, jornalista Bernadete Oliveira, disse que a reedição é uma homenagem da Casa ao historiador, porque com esta obra, ele praticamente deixou o Memorial pronto, subsidiando com suas pesquisas o departamento, que conta com um valioso acervo de informações: “A grande pesquisa de Câmara Cascudo facilitou o nosso trabalho, é como se ele tivesse deixado o Memorial praticamente pronto”, disse a jornalista.

História preservada
            O Memorial do Legislativo Potiguar foi criado através do resolução 055/2009, na gestão passada, para preservar os registros dos 176 anos de existência do poder Legislativo do Rio Grande do Norte, que estão cuidadosamente armazenados e permanentemente sendo catalogados pela equipe. O departamento funcionou provisoriamente nas dependências da Assembleia Legislativa e hoje se encontra nas novas instalações, no anexo da ALRN à Rua São Tomé, na cidade Alta.
            No Memorial estão guardados documentos que retratam a trajetória do parlamento, como os originais das Constituições Estaduais de 1947 e 1989, fotografias, registros de criação dos municípios do estado, rolos de fitas contendo o áudio das sessões plenárias, biografias, entre outras.
O MLP também atua em datas importantes, como foi o caso dos 20 anos da Constituinte no RN, comemorados em outubro de 2009, com uma Sessão Solene. Nessa oportunidade, Bernadete reuniu diversos documentos, como atas, fotos e informações que ilustraram a passagem dessa data, que marcou as conquistas nos campos social e politico, sem falar no alargamento das garantias fundamentais. “Fizemos uma triagem de todo o acervo disponível e isso engrandeceu sobremaneira a solenidade que homenageou cada um dos parlamentares que integraram a Assembleia Estadual Constituinte”, pontuou a coordenadora.
Foi através do Memorial também que no ano passado foi lembrada a trajetória da primeira parlamentar no Rio Grande do Norte, deputada Maria do Céu Fernandes, cuja biografia merece destaque dentre as muitas catalogadas no MLP. Isso porque além do pioneirismo ao ocupar o cargo de deputada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, Maria do Céu Fernandes, por extensão, também passou a ser a primeira deputada estadual mulher no Brasil. Eleita em 1935, com 12.058 votos pelo Partido Popular, teve seu mandato cassado após dois anos, devido à discordância das idéias getulistas durante o Estado Novo, momento em que a Assembleia foi fechada, por ocasião do golpe de 1937.


Três cadáveres são encontrados perto de fábrica em São Gonçalo do Amarante

Policiais militares localizaram por volta das 8h desta terça-feira (25) três corpos de homens já avançado estado de putrefação nas proximidades da fábrica de cerâmica Samburá, localizada no município de são Gonçalo do Amarante, zona metropolitana de Natal. O sargento PM Giovane informou que o coveiro do cemitério municipal, que fica há poucos metros da produtora de cerâmica encontrou os cadáveres e comunicou o fato a polícia.

Os homens foram encontrados empilhados e já aparentavam ter morrido há pelo menos três dias, afirmou o PM. Os legistas do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) já se encaminharam para o local. A polícia ainda não tem a identificação dos homens e nem soube informar a causa da morte. "Não podemos mexer nos corpos até que a perícia chegue ao local e faça os procedimentos", explicou ele.
Fonte: Tribuna do Norte

BLOGUEIRO FRED BRAGA, BATEU NELE MESMO...

Se você amigo leitor leu a matéria do blog de Fred Braga vai observar que o blogueiro não faz nem uma semana que pulou para o governo Jaime Calado. E ai eu lhe pergunto Fred Braga você não estaria fazendo um autoflagelo?

VEJA O QUE FRED BRAGA ESCREVEU.

EU JÁ SABIA, O ANO ELEITORAL NEM MAU COMEÇOU E OS PRESIDENTES DE PARTIDOS JÁ NÃO SABEM MAIS O QUE FAZER PARA SEGURAR OS PRÉ, QUEM TEM JUIZO SABE QUE É MELHOR "APOIAR" UM CANDIDATO DO QUE SAIR CANDIDATO SEM CONDIÇÃO E AINDA SERVIR APENAS DE ESTEIRÁ PARA VELHOS VEREADORES, "EM SÃO GONÇALO PRESIDENTES DE PARTIDO ESTÃO COM A MÃO NA CABEÇA PARA NÃO PERDER O JUIZO"
AGORA IMAGINEM SE AS COLIGAÇÕES TIVESEM ACABADO ? ,O CANDIDATO A VEREADOR IRIA VALER SEU PESO EM OURO, MAIS TODA ESTA MUVUCA SÓ ESTÁ COMEÇANDO AGORA VAMOS AGUARDAR OS PROXIMOS CAPITULOS DE MAIS UMA NOVELA MEXICANA EM SONGA E NÃO SE PREOCUPEM EU CONTO PARA VOÇES.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

foto de Poti Júnior quando foi vereador de São Gonçalo.


Aqui começava a historia do até hoje maior líder político de São Gonçalo do Amarante deputado Poti Júnior
Para os mais antigos da terrinha dos mártires essa é a foto oficial da campanha do hoje deputado Poti quando Era candidato a vereador da sua terra.

DEU NO BLOG DO OLIVEIRA WANDERLEY

 

 

São Gonçalo: Poti Júnior só irá decidir se disputa ou não a Prefeitura no mês de maio de 2012


Ainda não há nenhuma definição quanto a candidatura ou não do deputado estadual Poti Júnior(foto) a prefeito de São Gonçalo no pleito de 2012.
Poti pode não ser candidato. Mas também pode concorrer à sucessão do prefeito Jaime Calado.
Em conversa com o blog, o deputado do PMDB afirmou que não tomou nenhuma decisão ainda em relação ao processo eleitoral de São Gonçalo no próximo ano.
Eis o diálogo do blog com Poti:
Blog – O senhor é ou não é candidato a prefeito em 2012?
Poti – Não há nenhuma definição neste sentido.
Blog – Então não procedem as informações de alguns setores da imprensa de que o senhor não será candidato a prefeito?
Poti – Não. Eu não afirmei isso a ninguém.
Blog – E até quando o senhor vai decidir se será candidato ou não a prefeito de São Gonçalo?
Poti – Somente no mês de maio de 2012.
Poti é o principal nome da oposição em São Gonçalo para enfrentar Jaime Calado.
Caso ele não seja candidato, uma das opções é o ex-deputado Alexandre Cavalcanti.

O AMIGO CALAFANGE REAFIRMA PRÉ CANDIDATURA DENTRO DE CASA.


O Amigo Calafange  como ele gosta de ser chamado, procurou o Blog para esclarecer a cerca de sua pré candidatura ou não a vereador, Calafange disse que não tem nada de desistência, poderá ser candidato ainda, no entanto o que tem de concreto é que se ele não for para o embate por questões de respeito a seu irmão que é vereador, a candidata será sua esposa, que conforme ele já está conversando com amigos para resolver levar um bloco forte as ruas, e dentro deste entendimento ser candidata e ajudar a reeleição do prefeito Jaime Calado. Ao Blog Calafange disse: “Amigo Idelfonso, gostaria de um esclarecimento no seu Blog que é muito lido, e que temos que esclarecer a cerca da matéria de que minha família está unida, a família está unida sim, mais eu tenho uma candidatura dentro de casa e estamos trabalhando, principalmente agora que ajudei a formar um partido com condições igual, de todos se elegerem, vamos pra frente com este nosso sonho que é de muito tempo.” Finalizou Calafange garantindo que vai pra luta e que nada mudou.

Fonte:Site de Idelfonso Farias

A CHAPA ESQUENTOU, E CLÉSIO FEZ CARREATA PARA COMEMORAR RESULTADO DE PESQUISA.


A chapa Dois para a Associação de Moradores de Santo Antônio do Potengi, encabeçada por Clésio Pontes, realizou uma grande carreata saindo do Joumar Alecrim ate Santo Antônio, na verdade a iniciativa da Carreata foi um incentivo de alguns colegas que se aproximaram para o comício relâmpago na unidade habitacional. Um fato novo surgiu e os amigos de Clésio saíram em carreata, ao chegar ao Joumar Alecrim um dos membros da chapa trazia nas mãos o resultado de uma pesquisa interna que apresentava Clésio na frente de seus concorrentes, Clésio tentou continuar com os relâmpagos mais terminaram saindo mesmo, em carreata.

Fonte: Site de Idelfonso Farias

Comissão de Saúde discute o câncer

Presidida pelo deputado Antônio Jácome (PMN), a Comissão de Saúde reuniu-se na manhã desta segunda (24) para discutir os altos números das vítimas de câncer no estado, especialmente do tipo mamário. De forma geral, os casos da doença no Rio Grande do Norte subirão 4% este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O estado encerrará 2011 com 540 novos casos em (220, apenas em Natal). A média fica um pouco acima da registrada entre 2008 e 2009: 520 casos. No sexo feminino, o câncer de colo de útero e o de mama são os que mais matam no país. Em 2007, tumores de mama causaram a morte de 11.060 mulheres. Médico por profissão, o parlamentar pediu que os presentes sugerissem iniciativas para melhorar a qualidade de vida e diminuir o número de vítimas.  
Compondo a mesa, o presidente da seção potiguar da Sociedade de Mastologia, Jader Rodrigues, sugeriu que o direito da mulher de realizar uma mamografia anual gratuitamente a partir dos 40 anos seja garantido. Ele destacou ainda a importância do movimento popular mundial Outubro Rosa, quando instituições e membros da sociedade chamam a atenção para o câncer de mama por meio do uso de um laço rosa na roupa ou em fachadas de prédios. O médico ressaltou que a mamografia, quando indicada, é um dos principais meios de prevenção da doença. Mamógrafos mal distribuídos e de manutenção inadequada foram dois entraves levantados pelo mastologista.
Presente na audiência e curada de um câncer de mama há quase 25 anos, Gilvanete Silva, hoje militante do Outubro Rosa na cidade, ressaltou que foi salva pelo auto-exame nos seios, o que permitiu a detecção precoce da doença e a consequente cura.
O deputado Fábio Dantas (PHS) destacou o papel da Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer, referência em assistência médica, diagnóstico e tratamento especializado ao paciente oncológico. O superintendente da entidade, Roberto Sales, solicitou a participação da sociedade nos trabalhos desenvolvidos pelo hospital, seja com trabalho voluntário ou por meio de doações financeiras. “A construção dos segundo e terceiro andares da Liga ampliará consideravelmente o número de pacientes atendidos”, prevê.

Assembleia movimenta Umarizal esta semana

Nos dias 26 e 27 de outubro, a Assembleia Legislativa desenvolverá duas importantes atividades na cidade de Umarizal. Nos dois dias acontecerá o projeto Assembleia Cidadã, com iniciativas nas áreas social, educacional e de saúde. Entre as ações a acontecer estão oficinas de sabão ecológico e de reciclagem, corte de cabelos e emissão de carteiras de identidade. Será no Ginásio Poliesportivo José Antonio de Oliveira e na Escola Estadual Zenon de Sousa, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Na quinta (27), será a vez de a Assembleia Legislativa instalar-se oficialmente na cidade, por meio do projeto Assembleia Itinerante, durante Sessão Solene na Câmara Municipal, às 10h. Em seguida haverá uma Sessão Ordinária presidida pelo deputado Ricardo Motta (PMN) e com a participação dos deputados Poti Jr. (PMDB) e Raimundo Fernandes (PMN). Autoridades da administração direta e indireta foram convidados e devem estar presentes.
Sobre a Assembleia Itinerante
Criada pela Assembleia Legislativa do RN em 2005, a iniciativa aproxima os potiguares do Poder Legislativo, ao instalar temporariamente a Casa do Povo nos municípios do interior do Estado, abrindo espaço para discutir os anseios dos potiguares que moram fora da capital.
A Assembleia Itinerante já percorreu os municípios de Mossoró, Pau dos Ferros, Nova Cruz, Caicó, Assu, Currais Novos e Apodi, dentre outros.
O projeto faz com que os municípios virem sede provisória do Legislativo estadual. Através das visitas a estas cidades, os parlamentares discutem as reivindicações e também se concentram na apresentação de leis e projetos para resolver prioritariamente os problemas apontados na região durante a passagem da Assembléia Itinerante.
A primeira cidade a receber os deputados, em março de 2005, foi Mossoró - a 277 Km de Natal. No segundo maior município do estado, o Parlamento discutiu em audiência pública o desenvolvimento da fruticultura irrigada, a construção de um novo ramal ferroviário e a despoluição dos principais rios da região: o do Carmo e o Mossoró.
O reconhecimento ao trabalho dos deputados é destacado pela população em todas as cidades onde o Legislativo se instala. Depoimentos espontâneos são freqüentes. Paralelamente aos encontros solenes, o Parlamento também abre espaço para os artistas da terra. A cada edição do projeto são selecionados cantores, escritores e artistas plásticos para se apresentarem em edições especiais da Assembléia Cultural, geralmente nas principais praças dos municípios visitados. Uma forma de incentivar e democratizar a cultura no Rio Grande do Norte.
Sobre Umarizal
Localizada no Oeste Potiguar, fica a 400 km de Natal e possui pouco mais de 11 mil habitantes.  Seu nome faz referência à grande quantidade de umazeiras existentes na região, árvore conhecida por verter água de suas folhas e molhar o solo ao seu redor.


Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente discute queda de investimentos para a área social

A redução nos valores destinados à área social, no Orçamento Geral do Estado para o exercício de 2012 é o assunto principal da reunião da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente. O encontro acontece do auditório Álvaro Dias, a partir das 15h e será conduzido pela deputada Márcia Maia, presidente da Frente Parlamentar. A intenção é discutir se a queda no investimento para essa área terá reflexo nas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Na ocasião, deve ser apresentada proposta de cursos de formação para conselheiros tutelares.

Entre os convidados para participarem da reunião estão representantes do Ministério Público; do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA); Prefeitura de Natal e Governo do Estado. A Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente foi reinstalada do dia 18 de maio deste ano, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes.

Ricardo Motta prestigia festejos pelos 100 anos do Alecrim


O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta, esteve presente nas festividades pelos 100 anos do Alecrim, na manhã deste sábado (22), quando os moradores e comerciantes cantaram parabéns em torno de um bolo de 100 metros de comprimento, na Rua Amaro Barreto.  
O deputado conversou com populares e prestigiou parte da programação do Alecrim Fest, realizada em parceria entre o Rotary Clube Alecrim, a Associação dos Empresários do Bairro Alecrim (AEBA) e a Prefeitura de Natal. Ontem (21) o Rotary Clube Alecrim substituiu o antigo relógio por outro, mais moderno.
“Tenho uma relação muito estreita com Alecrim. Foi aqui que meu avô João Motta empreendeu seus negócios, com os curtumes e para a Assembleia Legislativa, é uma alegria muito grande participarmos desse momento histórico do bairro que é uma verdadeira cidade dentro de Natal e que tem muita história para contar”, disse o presidente, que foi autor da propositura para a Sessão Solene, realizada ontem, na Assembleia Legislativa, pelos 100 anos do bairro e 50 do Rotary Clube Alecrim.


Macaíba recebe o Festival da Canção da Assembleia Legislativa

O talento e a versatilidade dos artistas potiguares marcaram a noite da segunda fase de eliminatórias do 3º Festival da Canção, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e que aconteceu na noite de ontem, em Macaíba. Na ocasião, oito artistas foram selecionados para a grande final, que acontecerá em Natal, no dia 11 de novembro. Os moradores da região aproveitaram uma noite de grandes shows, com diversos estilos musicais, numa estrutura montada ao lado da igreja Católica do município. Hip-hop, samba, axé, MPB, forró. Estes e outros ritmos deixaram a noite de Macaíba mais alegre.
O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta esteve presente e, na abertura do Festival, falou da satisfação de todos da Casa em fazer esse evento que valoriza os artistas da terra. “É uma grande felicidade poder oferecer aos novos artistas essa oportunidade de mostrar seus dons. Fizemos a primeira eliminatória no município de João Câmara e foi um sucesso. O Poder Legislativo se sente gratificado. Agora, em Macaíba, mais uma etapa desse evento. Parabenizo a cidade por receber esse Festival e digo que a Assembleia Legislativa está de portas abertas para o artista de Macaíba. Que daqui saiam artistas para os palcos de todo o Brasil”, declarou Ricardo.
O vice-prefeito da cidade, Auri Simplício disse que Macaíba é carente de eventos dessa natureza e que o Festival da Canção é uma oportunidade dos jovens mostrarem seus talentos. “Aqui tem muitos jovens que militam na música e agora podem expressar essa vocação. Espero que todos aproveitem essa oportunidade para mostrarem seus dons artísticos”, disse o vice-prefeito.
Os quatro jovens que se classificaram para a final do Festival, na categoria “Estudante”, foram: Raniery Oliveira, que ficou em 4º lugar com a música “Violência”; Arthur Jordan da Silva, com a canção “Lembrança do teu olhar” alcançou a 3ª colocação; Filipe Vieira Fonseca, que ficou em 2º lugar com a música “Te querer sempre mais” e o primeiro colocado foi José Washington da Silva, com a canção “Lua vem me amar”. O estudante Filipe Vieira, 17 anos, participou do Festival da Canção em 2009 e disse que vem se aperfeiçoando para vencer este ano. Ele canta e toca desde os 11 anos e fez sua primeira canção aos 12. “A música que eu trouxe para o festival fiz em homenagem à minha namorada, há cerca de um ano”, disse o competidor.
Na categoria “Geral”, os quatro finalistas foram: Lucian Elan, que ficou em 4º lugar com a música “Passados”; Allan Nobre, que cantou a música “Nova Era”e ficou em 3º lugar; Anderson Gouveia Camilo, que conquistou o 2º lugar com a canção “O que é meu”e a primeira colocação que ficou com Receba Ribeiro, com a música “Prece”. Emocionada, a cantora disse que agora vai se preparar para a grande final e diz que o segredo é colocar sentimento em suas canções e interpretações. “A música precisa ter vida. Sei que vou competir com artistas de alto nível, mas vou dar o meu melhor”, declarou.
Para Anderson Gouveia, representante do movimento Hip-hop – estilo musical que venceu o Festival da Canção de 2009 -, a população ainda precisa conhecer mais esse ritmo. “Vou trabalhar para que o Hip-hop vença outra vez”, disse o artista que cantou acompanhado dos cantores JH Gofu, da banda Nordestenato e Allan Rastafgeeling, da banda Rastafeeling.  Os jurados que participaram da segunda fase de eliminatórias foram Silvana Martins, João Batista de Araújo, Sérgio Luiz e Telvano de Oliveira Lima. Após as apresentações, o público de Macaíba aproveitou o show do artista potiguar Messias Paraguiai.
FINAL
A grande final do Festival da Canção, que é coordenado pelo Cerimonial da Assembleia Legislativa, será em Natal, no dia 11 de novembro. A próxima eliminatória será dia 28 de outubro na Praça de Eventos J. Keully, em Assú. A premiação inclui além dos R$ 18 mil em dinheiro, a doação de computadores para todas as escolas que tiverem músicas classificadas na categoria Estudante. Ao final, será gravado um CD com os 24 finalistas.
O Festival da Canção teve início em 2008 e foi idealizado pelo então presidente da AL, deputado Robinson Faria. O Festival foi inspirado nos antigos festivais de música dos anos 1960, que tantos grandes cantores revelaram, e tem o objetivo de apoiar e incentivar a cultura do Rio Grande do Norte, dando oportunidade para o surgimento de novos talentos da música. Além dos novos talentos, já se apresentaram no Festival da Canção os artistas Nando Cordel, Pedrinho Mendes, Marina Elali e a escola de samba, Malandros do Samba. O Festival já percorreu diversas cidades do RN, como Parnamirim, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros, dentre outras.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...