quarta-feira, 2 de maio de 2012

A força das redes sociais Tuitaço incomoda governo

Durante horas, o Governo Rosalba Ciarlini foi o mais comentado do twitter no Brasil ontem, Dia do Trabalho, com a hastag #RosalbaVergonhaDoRN. A administração estadual tem somado problemas com funcionalismo público, a infraestrutura sucateada do Estado e agora enfrenta uma crise institucional com Judiciário e Ministério Público. Os comentários no twitter variavam de questões intrínsecas ao funcionalismo público - que aguarda desde o ano passado a implantação de reajustes aprovados em 2010 - a atraso no pagamento de fornecedores e a capacidade limitada do Rio Grande do Norte para investimentos. Muitos indagavam à governadora democrata como pode uma situação tão precária se há excesso de arrecadação e teoricamente o Estado deveria ter mais condições de ação. A insatisfação constatada reflete o que vem revelando as pesquisas de opinião que apontam a desaprovação da gestão do DEM.

Rebarba (1)

Por volta das 18h30, a governadora Rosalba Ciarlini divulgou a seguinte nota sobre o tuitaço: "Atingida por um movimento orquestrado, através de uma rede social, movimento originário de minha cidade, uso o mesmo meio para dar minha resposta. Quem assume função pública precisa de humildade para receber críticas, por mais injustas que sejam. Aceito a crítica sem discussão. Ainda não estamos fazendo o governo que desejamos, e tenho certeza, vamos realizar. Democraticamente entendo a impaciência de muitos e até o oportunismo de outros."

Rebarba (2)

E continua a nota da governadora: "Felizmente o tuitaço não pode apresentar um só ato de improbidade ou ação pouco republicana. Atos que efetivamente me envergonhariam e envergonhariam o Rio Grande do Norte. Um governo limpo é a base da grande virada que nossa gestão haverá de conseguir com um conjunto de ações capazes de melhorar a vida dos norte-rio-grandenses. Aliás, como fizemos em Mossoró, mesmo contrariando interesses poderosos."

Mortalidade infantil no RN

O portal que faz o acompanhamento dos indicadores municipais do programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio está publicando os dados preliminares sobre a mortalidade infantil - crianças com menos de um ano de idade - no Rio Grande do Norte. A base de dados, informa o portal, é o Censo 2010, cujos números somente serão divulgados oficialmente em junho pelo IBGE. Os números mostram dezenas de municípios potiguares com taxa de países desenvolvidos, abaixo de 10. É o caso de Macau, Nísia Floresta, Parnamirim, Extremoz, Currais Novos, Ceará-Mirim, Alexandria etc. Pelos dados ODM, a média no Vale do Açu seria de 14,6 mortes de crianças por cada grupo de 1000 nascidas.

Pimenta no palanque

O banco de dados ODM traz uma série de informações que dão margem a questionamentos e podem apimentar o debate político, tendo em vista que 2012 é ano de eleição municipal e a taxa de mortalidade é um indicador importante, inclusive para a definição do "Selo Unicef Município Aprovado", concedido aos municípios como reconhecimento pelo trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Por se tratar de ano eleitoral, o Unicef decidiu que somente anunciará os ganhadores da edição 2009-2012 (que compreende o tempo de mandato dos atuais prefeitos) no final de outubro.

Falando nisso...

Atendendo a pedidos de municípios que estão enfrentando problemas provocados pela seca no semiárido, o escritório brasileiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância adiou para 18 de maio o prazo de entrega dos formulários de avaliação do Selo Unicef.

Figa

Da ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, segundo blogues do interior do Estado: "Nem apoio o DEM e também não desejo o apoio deles."

Redes sociais

O que eles andaram comentando no twitter no feriado de 1º de Maio.

Francisco Júnior, do Conselho Nacional de Saúde (@francisco_jrRN): "Brasil é o único país do mundo onde Organização Não Governamental e Filantropia, são feitas com dinheiro público."

Henrique Baltazar, juiz das execuções penais (@hbvsantos): "Quadrilha que praticou dezenas de furtos (Operação Mão na Roda) ainda não foi denunciada e não se lê uma linha cobrando providências."

Henrique Alves, líder do PMDB (@HenriqueEAlves): "Boa escolha do deputado Brizola Neto para o Trabalho. Uma história a credenciá-lo. E um presente de dedicação, competência e ética.
Conte com o PMDB."


Fonte:Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...